quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Essa Tal Curiosidade


             Descobrir; Conhecer; Ampliar... Talvez se não fosse por esse tal vontade exagerada de tudo querer ver e saber, o homem não tivesse feito as descobertas mais surpreendentes da história; talvez o homem não tivesse evoluído, e quem sabe estivéssemos ainda nos comunicando por grunhidos. Foi essa vontade de distinguir as coisas que nos fez mais inteligentes. A vontade do homem de comunicar-se com os demais foi o que fez os seres humanos desenvolver um código – a fala – e assim outros códigos – a escrita, por exemplo. Mas o que é isso? O que é essa vontade exagerada de tudo querer ver e saber?
            No código criado pelos homens a vontade exagerada de tudo querer ver e saber denomina-se CURIOSIDADE. Mas nem sempre essa curiosidade foi boa. O homem, desde o início dos séculos, sempre foi esse ser possessivo, vingativo, arrogante, prepotente e por ser um indivíduo tão perverso investia sua curiosidade em coisas que, muitas vezes não iriam ajudar em nada as pessoas a sua volta. Com a vontade de saber descobriu-se cura para coisas tão simples, mas que fazem muita diferença. Mas também se descobriu que poderia se usar armas muito mais fortes do que uma espada – que já era uma péssima invenção - o homem inventou a arma de fogo. E por poder, o homem matou, morreu, e fez muitas guerras.
            Se hoje, você achasse um bilhete no chão, você juntaria? Digamos que sim, por que você juntou? Resposta: curiosidade. É sempre assim, grande parte de seus atos são por impulso, ou seja, curiosidade. Fazemos coisas por que temos curiosidade, porque queremos ter respostas. E isso é extremamente normal.
            Todos nós sabemos o que é curiosidade, mas às vezes não paramos para pensar que curiosidade nem sempre é bom. Se não fosse pela curiosidade de muitos não teria surgido a bomba atômica, não teríamos tido duas guerras tão devastadoras como nós tivemos, não teria muita coisa. O homem ainda pode ser mau, frio, repulsivo, mas de um jeito ou de outro ele sempre tem uma habilidade guardada pra consertar seus erros. E se ele não pode consertar, corre atrás e descobre. Pelo simples fato de ter curiosidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário